Vitrine de Serviços

Nossos Mantenedores

Ação Global

Prêmio: Ação Global - Programa de Promoção de Saúde - 2002
Categoria: Economia Mista
Responsável: Maria de Fátima Matos
Coordenadora: Dra. Maria de Fátima Matos 


Historicamente a Petrobras se destaca pelo conjunto de ações de saúde direcionadas a seus empregados, ao longo de seus 49 anos de existência, sejam no campo da saúde ocupacional, na promoção de saúde, na proteção ou recuperação. 

No Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello - CENPES, a partir da constatação de que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade entre os empregados, as ações de promoção em saúde foram intensificadas em 1996. Foi realizada a estratificação da população por faixas de risco para o desenvolvimento de doenças coronarianas, durante o exame médico periódico anual. Para tal utilizou-se a Tabela da American Heart Association - AHA. 

Em 1997, implantou-se o Projeto de Prevenção de Doenças Cardiovasculares. Ainda em 1997, iniciou-se o Projeto de Condicionamento Físico para o grupo de maior risco. Incrementou-se o Projeto Antitabagismo, que funcionava desde 1986, e que no ano de 1999 foi distinguido com o Certificado de Honra ao Mérito dos Ministérios da Saúde e do Trabalho, pelas ações de combate ao Fumo. A partir do ano 2000 foi incorporado o auxilio medicamentoso com a utilização da bupropiona. 

Também em 2000 iniciou-se o Projeto de Reeducação Alimentar, com foco na redução de obesidade e sobrepeso, bastante prevalentes na população geral e no Cenpes, estando associados ao adoecimento e ao agravamento de várias doenças. 

A Dependência Química, problema social que atinge indistintamente pessoas de todas as classes sociais, mereceu atenção especial no ano 2000, resultando na reestruturação do Programa de Dependência Química, com atuação de equipe multidisciplinar, em parceria com a Gerência de Recursos Humanos e as Gerências imediatas dos empregados envolvidos, seja por consumir ou por terem dependentes com o problema. 

No ano de 2001, três novos projetos tomaram corpo, o Projeto de Gestão Pessoal de Saúde para Gerentes, com o objetivo de mobilizar os gerentes para adoção de práticas saudáveis e liderança pelo exemplo; o Projeto Antiestresse e o Projeto Anti-Sedentarismo, com ações de relaxamento e ginástica laboral. 

As áreas de RH e Saúde também atuam de modo integrado na gestão do Assistência Multidisciplinar de Saúde. Que dá cobertura a empregados e dependentes. Esta integração vem aumentando progressivamente, dado o grande número de interfaces destes segmentos. 

O Programa tem, assim, o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar da força de trabalho do CENPES. Todos os projetos são custeados pelo CENPES, sem participação financeira dos funcionários.

 

Parcerias