Vitrine de Serviços

Nossos Mantenedores

Ação Específica em Saúde Ocupacional: "Viver Bem"

Prêmio: Ação Específica em Saúde Ocupacional - Viver Bem - 2002
Categoria: Indústria
Responsável: Jorge Eduardo Cavalcanti (Diretor de RH)
Contato: Luiz César Praça (Chefe Saúde Ocupacional / Médico Trabalho) 

A história da Qualidade de Vida na Bayer iniciou em 1992, quando ações integradas de saúde começaram a ser desenvolvidas. Naquele ano, foi traçado o perfil básico de saúde dos colaboradores, envolvendo principalmente os aspectos biológicos. Em 1993, iniciamos o Programa de Prevenção e Controle - HDO (hipertensão, diabetes, dislipidemias e obesidade). Seguiram-se outros programas, como: saúde da mulher, saúde do homem, ergonomia, dependência química, doenças infecto-contagiosas e AIDS, conservação auditiva, conservação visual, Programa Anti-Tabagismo - "Fumar apague esta idéia", entre outros. 

Paralelamente, a Empresa desenvolve projetos em outras áreas de atuação (responsabilidade social, segurança do trabalho, meio ambiente, cultura, lazer, etc...). 

No pilar denominado SAÚDE, a sistemática de atuação é a seguinte: 

 

  • Identificação e reavaliações periódicas do PERFIL DE SAÚDE dos colaboradores.
  • Classificação da população por grupos de riscos para os principais agravos à saúde (risco cardiovascular, câncer de próstata / mama / útero, stress, perfil alimentar, DORT, entre outros).
  • Desenvolvimento de ações de saúde baseadas nos grupos acima identificados.
  • Acompanhamento destes grupos individual e coletivamente, com apresentação de resultados. 

    Possuímos como atividades práticas: a educação alimentar, coletivamente em nosso restaurante e individualmente, através de consultas com a Nutricionista no Ambulatório da Empresa, o condicionamento físico, coordenado e controlado pelo Setor de Saúde Ocupacional da Empresa, a Ginástica Laboral e a Massagem Rápida. 

    A divulgação do programa é feita através dos canais de comunicação da Empresa (intranet, revista acesso, cartazes, mala direta, faixas, quadro de avisos eletrônico, etc...). Não há participações financeiras dos colaboradores, sendo o custo totalmente assumido pela Empresa. 

    Atualmente o programa de qualidade de vida "Viver Bem" passa por uma fase de integração dos diversos pilares que, ao nosso ver sustentam a qualidade de vida (responsabilidade social, cultura, lazer, segurança do trabalho, ergonomia). 

    Possuímos como metas, a consolidação da integração acima descrita, bem como a reativação do Comitê de Qualidade de Vida e também o de implantar um programa de saúde mental na empresa, fato este detectado no último trabalho científico realizado sobre a qualidade de vida na empresa. 

    Um bom e recente exemplo está inserido na entrevista que fizemos recentemente com alguns colaboradores, na saída do restaurante da empresa. Nesta ocasião realizamos um trabalho de qualidade de vida para um curso na FEA-USP. 

    O humor das pessoas melhorou, as pessoas passaram a praticar outros esportes, o relacionamento inter pessoal entre os colaboradores também melhorou, as pessoas tornaram-se mais solidárias, entre outras mudanças. 

    Indicadores de Resultados: 

    O nível de participação supera 90%, variando conforme o sub-programa(saúde da mulher, do homem, HDO, etc...). O nível de participação supera 90%, variando conforme o sub-programa(saúde da mulher, do homem, HDO, etc...). 

    Os indicadores operacionais são: 
     
  • Incidência e prevalência de doenças profissionais e acidentes de trabalho.
  • Incidência e prevalência de doenças monitoráveis (acima descritas).
  • Índice de satisfação com o Programa de Qualidade de Vida.
  • Freqüência e desempenho nas atividades práticas (condicionamento físico, ginástica laboral, etc...). 

    O indicador financeiro mais relevante é o baixo custo dos colaboradores no plano de saúde em comparação com os dependentes, mostrando as vantagens da prevenção. 

    Para a coleta de dados, informações e relatórios são utilizados os softwares: SIMO e PERFIL DE SAÚDE, assim como questionários de exames admissionais, periódicos e qualidade de vida.

Parcerias