Vitrine de Serviços

Nossos Mantenedores

Certificação Profissional em Programas de Qualidade de Vida (CPQV)

A gestão de programas de qualidade de vida no ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais complexa, considerando-se as múltiplas facetas envolvendo o mundo do trabalho, incluindo a convivência entre as diferentes gerações, o uso intensivo da tecnologia, o estilo de vida não saudável com consequente aumento dos fatores de risco para doenças crônicas e a necessidade crescente do uso de indicadores e métricas de avaliação alinhadas às estratégias das organizações.

Neste contexto, é fundamental identificar os profissionais de programas de qualidade de vida que possuem as competências necessárias para o enfrentamento deste desafio.

O professional portador do CPQV tem a chancela da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUALIDADE DE VIDA (ABQV) quanto à sua competência em programas de qualidade de vida através sólida formação acadêmica e experiência profissional aliada aos esforços em educação continuada.

Os profissionais das diferentes formações podem se candidatar ao CPQV e ter reconhecimento nacional para a sua formação acadêmica e experiência profissional. Isso propicia aumentar a sua reputação entre os pares, clientes e empregadores.




Regulamento

Os profissionais poderão se submeter para obtenção do CPQV através da adesão ao Termo de Submissão e envio da documentação à Secretaria da ABQV. A documentação é revisada por um Comitê de Certificação subordinada à Diretoria Técnico-Científica da ABQV, sendo aberta unicamente para profissionais (não para empresas) e deverá ser revalidada após um prazo de 03(três) anos. A taxa de inscrição é de 3 anuidades da ABQV (pessoa física), sendo reembolsado 70% deste valor caso a Certificação seja rejeitada. Casos omissos ou eventuais recursos serão submetidos à Diretoria de Gestão da ABQV.

Os profissionais deverão ter, obrigatoriamente, formação em nível superior, em instituição reconhecida pelo MEC.

O tempo de atuação e requisitos em experiência profissional são proporcionais ao nível de formação acadêmica. Além disso, o profissional deverá ter, no mínimo, 15 (quinze) pontos obtidos no quesito “educação continuada”.


Pré Requisitos


FORMAÇÃO

Graduação em nível superior reconhecida pelo MEC

Pós-graduação (lato sensu) – MBA ou especialização em promoção da saúde e qualidade de vida

Mestrado (sensu stritu) – com dissertação abordando temas relacionados à qualidade de vida e promoção da saúde

Doutorado com tese abordando temas relacionados à qualidade de vida, bem-estar ou promoção da saúde

EXPERIENCIA PROFISSIONAL

5 ou mais anos de experiência comprovada em programas de promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho

3 ou mais anos de experiência comprovada em programas de promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho

3 ou mais anos de experiência comprovada em programas de promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho

3 ou mais anos de experiência comprovada em programas de promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho ou 2 anos de atividade docente relacionada à promoção da saúde e qualidade de vida.


O preenchimento dos requisitos de FORMAÇÃO e EXPERIENCIA PROFISSIONAL é pré-requisito para a Certificação.



Educação Continuada

  • 4 pontos – Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida – palestrante
  • 3 pontos – Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida – participante
  • 3 pontos – publicação de artigo sobre qualidade de vida, promoção da saúde e bem-estar em revista científica indexada, pelo menos, nas bases Scielo e Lilacs. Publicação de livro (autor ou organizador) sobre qualidade de vida, promoção de saúde e bem-estar devidamente registrada na Biblioteca Nacional (ISBN).
  • 2 pontos – Eventos científicos de caráter nacional ou internacional de entidades, organizações e universidades em que se abordem temas relacionados à qualidade de vida, promoção da saúde e bem-estar como participante ou palestrante
  • 0,5 ponto – Reunião mensal, Jornada, Seminário e Workshops ABQV

O candidato à CERTIFICAÇÃO deverá comprovar, pelo menos 15 (quinze) pontos relacionados à atualização e educação continuada nos últimos três anos.



Parcerias